Friday, August 10, 2018

ARMY MEN XLIII – ESPÍRITO DE SAMURAI DOS SOLDADOS JAPONESES

CENARIO ARMY MEN: Ataque Banzai contra os invasores norte-americanos - Iwo Jima, 22/03/1945


A Batalha de Iwo Jima (19 de fevereiro — 26 de março de 1945) foi um grande combate em que as forças Aliadas (formadas basicamente por membros do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos) desembarcaram e eventualmente conquistaram a ilha de Iwo Jima, que estava em mãos do exército imperial do Japão, durante a Segunda Guerra
.
Mundial. A invasão americana, denominada Operação Detachment, tinha como objetivo conquistar a ilha, incluindo seus três aeroportos, com o objetivo de utilizar a região como base para lançar ataques mais eficazes as ilhas japonesas principais. O combate, previsto pelos estrategistas para durar menos de uma semana, durou trinta e cinco dias, se tornando uma das batalhas mais ferozes e sangrentas da Guerra do Pacífico. Controversamente, apesar de ter sido uma vitória contundente das forças armadas americanas, a importância e o valor estratégico da conquista da ilha para o esforço de guerra dos Aliados segue como motivo de debates. Iwo Jima nunca seria utilizada pelo exército dos Estados Unidos como base de preparação e tão pouco a marinha a usaria como base naval.

IWO JIMA
         Para atacar no terreno íngreme, os fuzileiros norte-americanos usaram lança-foguetes, que eram colocados em jipes. Os norte-americanos recorreram a tanques lança-chamas para penetrar nos abrigos de concreto construídos pelos japoneses.
Muitos soldados japoneses que estavam nesses abrigos ao ouvirem o som dos lança-chamas cometiam suicídio: era preferível tirar a própria vida do que esperar ser queimado pelas chamas. Os norte-americanos também chegaram a explodir cavernas onde estavam escondidos soldados japoneses.
Samaji Inouye, um capitão da marinha imperial japonesa, decidiu lançar um ataque "banzai" em 9 de março. Um ataque "banzai" consistia em uma última tentativa de resistência, um ato de desespero. Esse tipo de ataque era fiel ao espírito samurai, segundo o qual era melhor morrer lutando a passar pela humilhação de uma derrota (a rendição era considerada um ato de covardia). "Banzai" é uma expressão japonesa, cuja tradução literal é "dez mil anos", no sentido de "vida longa".
TADAMICHI KURIBAYASHI
Embora Kuribayashi tivesse proibido investidas banzai suicidas, o comandante japonês da região decidiu lançar um ataque frontal em onda humana, com o objetivo de eventualmente retomar o Monte Suribachi. Na noite de 8 de março, o capitão Samaji Inouye e cerca de 1 000 homens atacaram as linhas americanas, matando 90 militares estadunidenses e ferindo outros 257. Os fuzileiros americanos, por outro lado, mataram pelo menos 784 japoneses. No dia seguinte, elementos da 3ª Divisão de fuzileiros chegaram na costa norte da ilha, dividindo em duas as defesas de Kuribayashi. Houve poucos incidentes com aviões kamikazes antes e durante a batalha. Um deles, o único de fato registrado oficialmente, em 21 de fevereiro, afundou o porta-aviões de escolta USS Bismarck Sea, danificou severamente o USS Saratoga e avariou levemente o USS Lunga Point, um navio menor de desembarque e um transportador.
Durante esse ataque "banzai", os japoneses conseguiram matar dezenas de fuzileiros norte-americanos, mas perderam cerca de 800 homens. Apesar da resistência violenta, o esforço foi em vão. Os combates continuaram intensos.
Em fins de março, não se sabe com certeza a data exata, o general Kuribayashi cometeu suicídio em seu posto de comando. Desde o início, ele sabia que morreria na ilha. Diante da derrota iminente, no dia 26 de março, os japoneses lançam um novo ataque "banzai". Cerca de 300 soldados japoneses participaram dessa última grande investida. Mais uma vez, em vão. A vitória foi dos norte-americanos. Poucas horas depois, um general um general dos fuzileiros navais dos Estados Unidos, Harry Schmidt, declarou que a operação militar em Iwo Jima havia sido concluída.

Imagem tirada antes do início da invasão de Iwo Jima, em Fevereiro de 1945.
Veículos de desembarque LVTs se aproximando da costa de Iwo Jima.
Militares do 23º Regimento de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos
Militares americanos aguardando ordens para avançar.
Fuzileiros americanos em cima de uma casamata segurando uma bandeira japonesa capturada.


REFERÊNCIAS:



FOTOS & CENAS ARMY MEN:

FREITAS JÚNIOR – HISTORIADOR & POETA



No comments:

Post a Comment

ARMY MEN BRAZIL - MILITARY SCENE

US soldiers in Vietnam. Vietnam, March 31, 1970